Fechar
Arquivo Contemporâneo
Arquivo Contemporâneo
Arquivo Contemporâneo
 
Todos os Resultados
lançamentos

Bernardo Figueiredo em destaque

Nova vitrine Ipanema + Livro + Reedições inéditas

Conheça a obra do arquiteto e designer carioca

A nova vitrine do ARQUIVO Ipanema homenageia o arquiteto e designer carioca Bernardo Figueiredo (1934-2012) com duas peças icônicas: o sofá Deck e a estante BF.

“Aqui trazemos suas criações em um contexto único: foi em Ipanema que ele viveu e desenvolveu parte importante do seu trabalho nos anos 1960 e 1970”, diz João Caetano, diretor do ARQUIVO.

Todo o primeiro andar da loja foi dedicado a uma exposição com mais 15 criações de Bernardo, inaugurada nesta quarta 27/10. Entre elas, reedições inéditas de móveis originais, fabricados pela Schuster e apresentados em primeira mão no ARQUIVO: a cadeira Prima, a mesa de centro Joá e a mesa lateral Leblon.

Sua trajetória é revista ainda no livro “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro”, da Editora Olhares, lançado também no ARQUIVO em 27/10.

A edição faz parte do projeto idealizado e produzido por Angela Figueiredo, e com supervisão de Adriana Figueiredo, filhas de Bernardo. As autoras Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora titular de Design da FAU-USP, Amanda Beatriz Palma de Carvalho, doutora em Design, e Karen Matsuda, mestre em Design, ambas pela mesma instituição, tiveram o vasto acervo deixado por Bernardo Figueiredo como ponto de partida para a pesquisa.

Formado arquiteto em 1957, Bernardo viveu o auge do movimento moderno brasileiro. Assinou parte dos móveis do Palácio do Itamaraty, em Brasília, integrando a equipe com Joaquim Tenreiro, Jorge Hue e Sergio Rodrigues, entre outros. Com uma trajetória múltipla e intensamente criativa, projetou casas, edifício residenciais e shoppings centers, e também desenhou móveis para grandes marcas da época e para coleções próprias.

O ARQUIVO orgulha-se de participar desta história, tendo apresentado Bernardo à fábrica Schuster em 2010 para a retomada da produção de seus móveis.

Jardim vertical: Vistara
Cerâmicas e almofadas: Flores Maison
Iluminação: Josué Anjos

Fotos: Acervo Bernardo Figueiredo
Foto praia de Ipanema: CPDOC FGV / Divulgação Editora Olhares

Fotos vitrine e ambientes do ARQUIVO: André Nazareth 






Arquivo Contemporâneo

Receba as novidades do Arquivo

Arquivo Contemporâneo

Receba as novidades do Arquivo

 

Siga @arquivocontemporaneooficial