Fechar
Arquivo Contemporâneo
Arquivo Contemporâneo
Arquivo Contemporâneo
 
Todos os Resultados
lançamentos

O mobiliário modernista e contemporâneo brasileiro, produzido com nossas nobres madeiras, é objeto de desejo em todo o mundo mundo. Muito deste reconhecimento atribui-se à dedicação incansável da designer autodidata, pesquisadora e empresária mineira Etel Carmona.

“Quando criança não achava boa a ergonomia da minha cama e serrei os pés dela. A arte e a estética sempre estiverem presentes em mim”, lembra. Já adulta, aprendeu a restaurar móveis europeus antigos na garagem do sítio onde morava, no interior paulista, sob a mentoria do mestre marceneiro Moacir Tozzo. No começo dos anos 1980, Etel entrou em contato com o designer Fulvio Nanni (1952-1995) para iniciar a primeira de muitas parcerias e trocas criativas. O volume de pedidos cresceu rapidamente e logo em 1985 ela inaugurou sua primeira marcenaria em um galpão em Valinhos, no interior de São Paulo. Desde então, vem desenvolvendo um respeitoso trabalho de valorização da madeira brasileira, que trata como joia, e da marcenaria artesanal. Também foi uma das precursoras no uso de madeiras certificadas pelo FSC, selo de manejo florestal.

Seu nome tornou-se uma marca forte, não apenas em suas próprias criações. Pela Coleção Etel - com curadoria de sua filha Lissa Carmona - produz móveis, luminárias e objetos de grandes autores modernos brasileiros, como Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer, além de criações de arquitetos e artistas contemporâneos de vanguarda, como Claudia Moreira Salles, Isay Weinfeld e Lia Siqueira. Assim, Etel Carmona segue encantando e inovando o design brasileiro. Nós, do ARQUIVO, vamos junto com ela, sempre!
 


Filtrar por
Categoria
Subcategoria
Todas
Ordenar por
Arquivo Contemporâneo

Receba as novidades do Arquivo

Arquivo Contemporâneo

Receba as novidades do Arquivo

 

Siga @arquivocontemporaneooficial